domingo, 16 de novembro de 2008

Catequese nº 2: Eu e a Criação

Objectivos:
  • Descobrir a relação de cada um com a natureza.
  • Contemplar a presença activa de Deus na obra da criação.
  • Contribuir para o equilíbrio da relação do homem com a natureza.


1º Encontro: Domingo, 16-Nov-2008 (Catequista: Augusto, Anabela).

Materiais utilizados: Máquina fotográfica, cartolina verde e vermelha.

Actividades Propostas: Contemplação da natureza, no passal do Sr. Pe. Domingos
Acolhimento: Em semicírculo junto ao salão paroquial de S.Martinho da Gândara
Vimos nos encontros anteriores, que sem diálogo não há vida. Lembram-se? Pois bem, hoje vamos descobrir como dialogar com a natureza. Espantados? Sim, diálogo com a natureza!No diálogo não utilizamos apenas palavras. Os nossos gestos, as nossas acções e todo o nosso corpo entram no processo de relação. É nesse sentido que vos convidamos a reflectir como é que cada um de nós se relaciona com a natureza, dialoga com ela.

Experiência Humana: Realizamos um passeio a pé para conhecermos o passal da casa da paroquial de S.Martinho da Gândara. Descobrimos um local coberto de grandes árvores, já com alguns anos, composto por alguns carvalhos, pinheiros e outras espécies...Logo na entrada vimos 2 cabras que habitavam naquele local, depois a catequista foi falando da preservação que era feita pelo Padre Domingos que cuidava deste local com todo o seu carinho.



Regressamos ao interior do carvalhal ai existia uns esteios amontoados pedimos para todos se assentarem e no possível silêncio, pedimos para fechar os olhos por alguns momentos, para melhor podermos admirar a natureza que nos rodeia.
Os sons de múltiplos pássaros teimavam quebrar o barulho das máquinas que se ouviam longe, os raios de sol rasgavam por entre as folhas das árvores, iluminando o nossos rostos, a brisa gélida obrigava-nos a estarmos juntos... As folhas das árvores caiam sobre nós lembrando que estas faziam parte da nossa vida.
Fomos questionados...sobre o que mais nos despertou a atenção? Como é a nossa relação habitual com a natureza? (uso e abuso, indiferença, admiração, respeito, defesa…) seguiram-se testemunhos relacionados com a nossa maneira de estar na vida, com a natureza e com Deus criador de tudo isto que nos rodeia.

Alargamento/Aprofundamento: Infelizmente as relações do homem com a natureza nem sempre são as mais saudáveis e correctas… se alguém quisesse apresentar casos que conheça? Nisto dividimos o grupo em dois, entregando, uma cartolina verde (para a criação) e outra vermelha (para a destruição). A vermelha é para cada um de nós, em grupo, escrever nela um pensamento/uma frase acerca do que vos parece estar mal na relação do homem com a natureza; na verde, escrevem o que acham que está bem entre o homem e a natureza.






Sem comentários: