domingo, 21 de dezembro de 2008

Catequese nº5: Natal: Relação de Partilha


Objectivos:
  • Tomar Consciência dos Sinais de comunhão que se vivem no Natal.
  • Acolher o "Emanuel" Deus Connosco.
  • Celebrar e Viver o Natal como Cristão.

1º Encontro: Domingo, 21 de Dezembro de 2008 (catequistas: A.Augusto, Anabela, Filipe, Catarina)

Materiais utilizados: Documento 1, Viola.

Actividades Propostas: Preenchimento individual do Doc.1



Acolhimento: Cântico ao som de viola "És A minha Vida"

Experiência Humana/Alargamento/Aprofundamento: Falamos das catequeses que temos vindo a fazer até este momento, centradas no diálogo de uns com os outros e com a natureza.
Explicamos o significado da palavra diálogo é na origem um termo grego composto de "diá" que significa "através de " e "logos" que significa "palavra" (em latim "Verbo"), portanto diálogo é a toca de palavras e é com as palavras que podemos transformar as nossas vidas.
Entregamos cada um o doc.1 que pedimos numa primeira parte solicitamos para escreverem "frases feitas" acerca da palavra Natal, Menino Jesus e Comunhão. De seguida cada um completou o resto do quadro com o "Eco que essa frase têm em mim".Depois cada um partilhou as sua respostas...


Cada Grupo montanha, sol e oceano escreveu uma frase que resumia o que tinham exposto, a catequista: Anabela, leu um texto sobre o Natal publicado na revista Além Mar.
Entregamos a fita Amarela com a palavra: PAZ, compromisso do Advento para esta semana, e ficamos de nos encontrarmos junto à igreja no dia de Natal com as nossas famílias.

No final do encontro bebemos café, para aquecer por vezes o frio do nosso coração...e desejamos Bom Natal a todos.




Sem comentários: