domingo, 19 de abril de 2009

Catequese nº12 : Cristo - Nossa Esperança

Objectivos:

Descobrir sinais de esperança no mundo actual.

  • Contemplar Jesus Cristo Ressuscitado, como fonte de esperança.
  • Testemunhar Jesus Cristo Ressuscitado, como fonte de alegria e esperança.



1º Encontro: Domingo, 19 de Abril de 2009 (Catequista: Anabela, A. Augusto, Catarina, Filipe)

Materiais utilizados: Leitor de Cds, catecismos, doc. 1.

Actividades Propostas: Preenchimento do Quadro, Responder a questionário e Oração para interiorizar

Acolhimento: Éramos poucos, num dia tão radioso de sol... estavam todos ou quase todos os presentes, com um ar de cansado... Questionamos sobre a Páscoa, celebrações da semana Santa. Os quais deram sugestões... principalmente a Rita, focando o facto de faltar a leitura das projecções para as pessoas que não sabem ler... salientamos que ficamos muitos contentes com a forte presença deste grupo nas Celebrações, especialmente na de Quinta Feira Santa.

Experiência Humana: Após tentarmos descobrir o que na vida acabamos por realçar mais que são muitas vezes os aspecto negativos esquecendo-nos de reforçar mais os positivos. Partilhamos testemunhos que aconteceram em situações da vida, relativamente ao tema em questão. Entregamos o Doc. 1, pra fazermos um "exame aos olhos" e dois a dois, tentamos lembrar acontecimentos e situações que se passaram e registando na grelha do lado esquerdo do doc. 1 , e o lado direito o que tinha de positivo nessas situações. Depois em Plenário cada um partilhou as suas descobertas, que escrevemos no quadro.

Alargamento/Aprofundamento: Respondemos às questões propostas acerca da nossa maneira de estar face às atitudes negativas e após partilha, encerramos com a oração: "Senhor, se eu não puder... Que eu seja..."

2º Encontro: Domingo, 26 de Abril de 2009 (Catequese às 9:00 horas dado que a Eucaristia é às 10:30 horas )

Acolhimento: Cantamos o cântico: "É tempo de ser Esperança"

Aprofundamento: Partilha de acontecimentos dramáticos que aconteceram durante esta semana. Recordamos a catequese anterior e o Espírito positivo que deveremos ter para ultrapassar estas situações. Lembramos as questões colocadas no ultimo encontro. Respondemos a questão que ficou no ar: Em que medida Cristo, coma sua morte, e ressurreição, nos pode ajudar a transformar o mal em bem e passar do desânimo à Esperança.

Palavra: Proclamada da Bíblia Ef. 1, 17-23

Interiorização: Analisamos cada um dos versículos da Bíblia afixando um dístico respectivo:

  • Vers. 17-18 (Caminho, orientação, fé, Esperança...) "O fundamento da nossa Esperança".
  • Vers. 19-20 (Deus manifesta o seu poder invencível) " A Ressurreição de Cristo".
  • Vers. 21 (A força do amor...) "O triunfo do Amor".
  • Vers. 22-23 (cada um de nós é um membro diferente, com Cristo à cabeça) "A Igreja corpo de Cristo"

Compromisso: Ir ao encontro das pessoas, dos nossos amigos, na escola.... escrever uma carta, um postal ou email, telefonar, dialogar... e transmitir-lhes sobretudo alegria, fé, Esperança...

1 comentário:

Paroquia Cucujaes disse...

Gostei do vosso encontro, que descrito de uma forma simples mas sentida.

Encontrei-vos por acaso, numa pesquisa e vim conhecer-vos e fique muito sensibilizado por ver que vocês nos ”linkaram”...Obrigada vamos retribuir

Gostaria de vos fazer proposta, mas não encontrei o vosso e-mail.

Contecte pf catequese.cucujaes@gmail.com

Saudações em Jesus Cristo ressuscitado
fátima