sábado, 31 de outubro de 2009

Catequese nº 2: Eu e a Criação

Objectivos:
  • Descobrir a relação de cada um com a natureza.
  • Contemplar a presença activa de Deus na obra da Criação
  • Contribuir para o equilíbrio da relação do homem com a natureza

1º Encontro: Sábado, 31-Out-2009, com atraso de 30 minutos motivado pelos catequizados 16:30 horas (Catequista:A.Augusto, Catarina).

Materiais Utilizados: Máquina fotográfica, folhas de papel A4 verde e vermelho.

Experiência Humana: Era suposto nos encontrarmos conforme o combinado na ultima catequese às 16:00, mas pelos vistos muito se esqueceram desta mudança e só apareceram às 16:30, mesmo assim faltou gente.




Estava uma tarde com tendência chuvosa, não só pelo mau estado do tempo mas também, pela euforia desmedida e pouco respeitosa, por parte de alguns elementos, mas mesmo assim não desistimos do nosso propósito, em fazer esta caminhada entre o alcatrão e caminhos rasgados no seio da natureza. Começamos por entregar a cada grupo uma folha de papel verde e outra vermelha para que cada um destes regista-se na verde situações da criação e na outra situações de destruição. Cada grupo nomeou o seu secretário.

Iniciamos o percurso, saindo do largo do salão paroquial, rumo ao futuro parque de merendas, via estrada, depois infiltramo-nos no interior da mata pelos trilhos rasgados de terra batida, do lugar da Abolembra até à saída na estrada que segue para a Serrazina. Durante o percurso alertamos constantemente para seguirem em silêncio em concenância com o ruído tranquilo da natureza mas, a teimosa eufória falava mais alto... Temos de pensar e reflectir nestes encontros, na verdade passamos tanto tempo da nossa vida, a "correr" no alcatrão ou acomodados no conforto das nossas casas...que esquecemos que a nossa volta existem um mundo de outros seres vivos criados pelo criador que teimam que nós lhe prestemos pelo menos, um pouco de atenção e carinho. Esta beleza harmoniosa da mãe natureza questiona-nos... e foi assim junto a uma das linhas de água límpidas, ao som da água a correr e do chilrear de passáros, para quem esteve atento, que cada grupo partilhou os seus registos.

Depois regressamos apressadamente por entre os caminhos enlameados, e uma boleia de um dos catequistas( pai da Francisca) que aguardava a nossa chegada e nos transportou até ao salão.

Contamos contigo no próximo encontro, sábado, dia, 7 de Novembro de 2009, às 16:00 horas. Boa semana.

Sem comentários: