terça-feira, 11 de maio de 2010

Catequese nº10: Dá-te e Viverás (continuação)

2º Encontro: Sábado, dia 24 de Abril de 2010, pelas 16:00 horas (Psicologa: La-Sallete, catequistas: A.Augusto, Catarina e Filipe.)

Acolhimento: Foram colocadas as cadeiras na sala em circulo, e demos as boas vindas à convidada desta catequese a Psicóloga: La-Sallete.

Aprofundamento: Este tema de reflexão foi orientado pela psicóloga La-Sallete que trabalha na zona do Porto com os sem abrigo, toxicodependentes, alcoólicos...etc, que aceitou o nosso convite para testemunhar um pouco do seu trabalho do dia a dia. Esta Jovem começou por testemunhar a sua passagem pela catequese em S.Martinho da Gândara como adolescente, o testemunho de fé transmitido pela sua família e pela educação nos valores Cristãos que lhe servem agora para transmitir uma palavra de amor, um gesto de carinho, uma palavra de conforto... a todos com quem lida no seu trabalho.

A maioria dos presentes aproveitou para colocar questões relacionadas com o assunto em debate, aproveitando ao mesmo tempo para esclarecer também alguns tabus e preconceitos que muitas vezes criamos em relação a estas pessoas e duvidas relacionadas com o conceito de sida.

Este testemunho de vida, partilhado nesta catequese, foi sem duvida proveitoso para podermos descobrir e encontrar na intimidade com jesus o fundamento do serviço que prestamos ao nosso próximo.

Compromisso: Estarmos atentos, aos que nos rodeiam, não alimentarmos tabus ou indiferença para com os marginalizados da sociedade, fazermos algo para os ajudar.

Sem comentários: