sábado, 10 de novembro de 2012

Catequese nº 2 (2º Encontro): Eu e a Criação

Objectivo do Encontro:
  • Contemplar a presença activa de Deus na obra da Criação
  • Contribuir para o equilíbrio da relação do homem com a natureza
1º Encontro: Sábado, 10-Nov-2012, das 17:30 às 18:30 (Catequista: A.Augusto, Paula Silva, Sara Lopes)
Materiais Utilizados: Computador portátil, video projector  colunas, filme, folhas verdes.
Acolhimento: Sob a musica de fundo da vésperas do padroeiro S. Martinho, entramos na sala e relembramos catequese anterior.


Aprofundamento: Deu-se continuidade mais abreviada ao filme que estivemos a ver na ultima catequese

Palavra/Interiorização/Conversão/Expressão de Fé: Foi feita uma reflexão, por parte da Paula referente ás questões que o filme nos coloca e sobre os cuidados que devemos ter com a natureza. foi apresentado pela Sara mais um video desta vez sobre a importância das Florestas.
Mencionou-se o como é importante intervirmos activamente na defesa da natureza, tudo depende da nossa capacidade de iniciativa e coragem para o fazer. Não fosse Deus o nosso principal impulsionador desta criação magnifica do mundo e das maravilhas que ele contém assim "Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta....Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles" (Mt 6, 24-34). 

Síntese da Catequese/Compromisso/Realizamos: Esta catequese pretendeu reforçar a nosso Dialogo com a Natureza, com os outros, e especialmente com Deus. 
A Sara entregou umas folhinhas verdes preparadas pela Paula para todos  assumirmos um compromisso de contribuirmos para o equilíbrio do homem com a Natureza. Colamos a nossa folha na nossa teia.

Na Eucaristia: A Eucaristia foi vespertina e em honra de S. Martinho, foi a vez do nosso grupo participar mais activamente assim tivemos de fazer as leituras, peditório e cantar, não podemos ir todos para o Altar mas fica para uma próxima vez.

Notas:
A catequese do próximo Sábado, será às 16:30 seguido de Eucaristia às 18:00.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

"ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar, nem tão rico que não tenha algo a receber"