segunda-feira, 18 de março de 2013

Catequese extra 3: Caminhada de reconciliação

Objectivos:
  • Descobrir no Sacramento Penitencia, a reconciliação e o encontro com Deus (caminhada de reflexão)
Materiais utilizados: Telemóvel c/ musica "tu és a água viva" guião de reconciliação.

Actividades Propostas: Caminhada de S. Martinho às missões da BoaNova em cucujães, percurso em caminho e estrada, passando por mata, campo e habitações.

Acolhimento colectivo: Fomos chegando e nos juntando no adro do salão paroquial mediante condições climatéricas pouco convidativas, o tempo ameaça-se chuva, mas o grupo "somos+" estava determinado, até duas mães se associaram ao evento.O pai de uma catequizanda ofereceu-se para levar alguém de carro ou levar coisas.


Diário da caminhada: E assim por volta das 9.30 horas com atraso de 30 minutos, iniciamos a nossa caminhada rumo ao interior da mata. Logo deparamos com as primeiras dificuldades, o caminho estava rodeado de água e lama, mas lá fomos vencendo os obstáculos, fizemos a nossa primeira paragem na fronteira entre S. Martinho e Vale Grande junto ao rio fizemos a oração da manhã e ouvimos " tu és a água viva" .

Depois entrarmos no lugar de Vale Grande- Cucujães, vencemos mais algumas dificuldades bem como algum cansaço, a roupa chapiscada de lama e o calçado inundado da mesma. Finalmente entramos num percurso de estrada, e la fomos subindo até ao alto de cucujães, depois começamos a descer, passamos a fabrica da "Soinca" e entramos de novo na mata em direcção à sede dos escuteiros, antes de lá chegarmos paramos para fazer uma pequena reflexão Bíblica, e reflectirmos com a ajuda do guião na preparação para a reconciliação. Depois foi o momento de atravessar a estreita ponte do regato que nos ligava a sede dos escuteiros eram 11:00 horas e estávamos na entrada das missões. Um breve lanche de Bolachas e água. Depois cada um de nós foi fazer a reconciliação... e suas orações na igreja. Depois de recolhermos opiniões, poucos foram os que quiseram regressar de carro, pois a maior parte do grupo regressou a pé, mas desta vez por estrada, rumo ao lugar da Quintã- S. Martinho da Gândara, e aos poucos durante o percurso cada um regressava a suas casas com missão cumprida... aqui ficam os grandes momentos registados pelo Hélder pai da Joana e o catequista. 

Sem comentários: