quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Catequese nº 3 : Recebeste, Dá! Dar e Dar-se!

Objectivo do Encontro: 
  • Tomar consciência da diversidade dos seres Humanos
  • Distinguir o dar do dar-se
  • Valorizar as relações, os valores e acolher o outro como imagem de Deus,à maneira de Jesus.
1º Encontro: Sábado, 14-Dez-2013, das 16:30 às 17:30 (Catequista: A.Augusto, Paula Silva)

Materiais Utilizados: Viola, cântico "Dar mais" computador portátil, videoProjetor, colunas, filme "A árvore que sabia dar-se", Oração.  

Acolhimento: Escreveram as cartas dos amigos invisíveis aqueles que se esqueceram e outras colocaram no saco. Depois as cantamos o cântico "Dar mais".

Experiência Humana (vivemos): Focamos aspectos do cântico, e fomos para o nosso "espaço de cinema" para vermos dois pequenos filmes "A árvore que sabia dar-se" e o filme "Não dê conselhos e sim exemplos. História de generosidade!"




Alargamento/ Aprofundamento: depois de vermos estes filmes o grupo esteve a reflectir sobre a mensagem dos mesmos, a relação dos mesmos com as catequeses anteriores. O grupo em plenário apresentou as suas conclusões. Os catequistas falaram da relação desta catequese com os temas anteriores, da nossa relação de dialogo uns com os outros e com a natureza, da relação com outras raças o caso de Mandela, de missionários, dos voluntários... vimos a diferença entre dar e dar-se

 

Para interiorizar: Entregamos as cartas aos amigos "invisíveis" e junto ao presépio acendemos as três velas onde o Rafael fez a oração para esta terceira semana do Advento.

Notas: Foi entregue uma convite para um reunião com os pais, ficando agendado para a próxima catequese além da reunião, uma troca de prendas e a partilha de um pequeno lanche.

Sem comentários: