sábado, 5 de dezembro de 2009

Catequese nº 3: Recebeste, Dá.



Objectivos:


  • Tomar consciência da diversidade dos seres humanos.
  • Reconhecer e acolher o outro como imagem de Deus, à maneira de Jesus.
  • Contribuir para viver a fraternidade no respeito pelas diferenças.
1º e 2º Encontro: Sábado, dia 5 de Dezembro de 2009, das 16:00 às 17:30 (catequistas: A.Augusto e Filipe).

Materiais utilizados: Leitor de CD, documento com o Jogo “O abrigo subterrâneo”, lista do grupo em papel.

Actividades Propostas: Entrega de convite para os pais, Jogo “O abrigo subterrâneo”, jogo "caça ao tesouro" (actividade do advento).

Acolhimento: Cantamos o Cântico “Cristo quer a tua ajuda para amar”, com a ajuda do leitor de CD.

Experiência Humana: Solicitou-se para ler o texto do catecismo "vou pensar " reflectindo um pouco, individualmente e em silêncio, como se relacionam, por exemplo, com: ciganos, deficientes, pessoas de outra cor, imigrantes, idosos e crianças pequenas, marginais …? Que tipo de diálogo estabelecem com eles?
Convida-mos a fazer um jogo. “O abrigo subterrâneo”, através da entrega do referido documento a cada um. Pedimos numa primeira fase para escolherem seis pessoas para entrar com eles no abrigo subterrâneo, depois em grupo (árvores, cegonhas e luz) procuraram por unanimidade a escolha das seis pessoas para entrar no abrigo subterrâneo.
Em Plenário: Analisamos as pessoas escolhidas comuns aos três grupos, as que todos os grupos rejeitaram, levantando questões: Que dificuldades sentiram na escolha? Que vos levou a excluir as pessoas? Ouvimos as razões apontadas pelos adolescentes.

Alargamento/Aprofundamento: Voltamos a confrontar com questão inicial: E nós? Como nos relacionamos com os que são diferentes de nós: deficiente, imigrante, pessoa de outra cor ou raça, idosos e crianças pequenas, marginais…? Escutamos os seus testemunhos.


Realçamos as seguintes ideias: Todos somos diferentes, porque cada um de nós é um ser único e irrepetível; A diversidade não deve ser motivo de divisão, mas de complementaridade; A relação e o intercâmbio com os outros ajudam-nos a descobrir e a desenvolver as nossas riquezas; O mesmo acontece com os meios onde estamos inseridos, nos grupos e comunidades: enriquecem-se mutuamente na medida em que se abrem e acolhem os outros nas suas diferenças. Portanto, todos temos dons e riquezas para partilhar com os outros: ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar, nem tão rico que não tenha algo a receber.

Palavra: Jesus um homem que a todos acolheu por igual, referiram o exemplo com a traição de judas... Leitura proclamada (cf Jo 4, 4-30). a mulher samaritana.

Interiorização: Reflectimos sobre a leitura, apontando o facto de Jesus manter um dialogo com a Samaritana apesar das diferenças entre judeus e Samaritanos, da discriminação como mulher.
Jesus não condiciona o bem que faz à reacção das pessoas. Ama-as por elas próprias, pelo bem que lhes quer. E sem nada exigir em troca. Daí o seu amor especial pelos mais desprotegidos, que nada podiam dar em troca, a não ser a fé.


Conversão: Mas agora falemos de vós, do que se passa convosco. Digam-me: na vossa idade, não é fácil e usual fazerem juízos de valor sobre os vossos colegas, só porque eles são diferentes? E, às vezes, diferentes só no aspecto exterior. É verdade ou não? As diferenças são um bem! Que atitudes se deverão tomar então, perante os diferentes de nós?

Síntese: Para guardar na memória e no coração: “Criados à imagem do Deus único, (…) todos os homens têm a mesma natureza e a mesma origem. Resgatados pelo sacrifício de Cristo, todos são chamados a participar da mesma bem-aventurança divina. Todos gozam, portanto, de igual dignidade” (CIC 1934)

Compromisso: Como vamos testemunhar o modo de viver de Jesus na nossa comunidade, na nossa casa e na nossa escola? Que podemos fazer de concreto, para diminuir as situações de marginalização/exclusão por nós identificadas?

Iniciativa: Entregamos a listas dos contactos e Cantamos os Parabéns à Joana que fazia anos hoje.

Expressão da Fé (Actividade): Caça ao tesouro (actividade do advento) descobrir através da pista o símbolo para colocar no presépio. Desta vez foi o telemóvel que foi colocado da parte de fora da "cabana".

Próximo encontro: Catequese Familiar: encontro com pais e filhos, Terça feira, dia 8 de Dezembro de 2009, pelas 9:15 horas na sala do 8º Ano.Contamos convosco!

Sem comentários: