sábado, 12 de dezembro de 2009

Catequese nº4: Jesus, Salvador da Humanidade

Objectivos:

  • Com Cristo, olhar as grandes religiões do nosso tempo.
  • Reconhecer Jesus Cristo como o único Salvador.
  • Comprometer-se com todas as pessoas na construção da civilização do amor.

Materiais Utilizados: vídeo Projector, computador, doc das religiões, musica de fundo.

1º Encontro – À Procura de Deus e 2º Encontro – À Procura da unidade: Sábado, dia 12 de Dezembro de 2009 pelas 16:00 horas (catequistas (A.Augusto e Catarina).

Acolhimento: Musica de fundo, de entrada.

Experiência Humana: Tentamos responder, com sinceridade, à pergunta que se encontrava no nosso catecismo: Porque sou cristão? e ainda a esta: O que significa para mim ser cristão? Depois solicitamos, voluntários para partilharem as sua respostas.
De seguida tivemos oportunidade de conhecer melhor as principais religiões através do “Jogo das Religiões”. Com este podemos descobrir algumas das características das religiões mais seguidas no mundo. Com regras simples: Distribuímos vários textos, que falavam um pouco de uma dada religião por grupos de dois máximo três elementos. Cada Grupo efectuou uma análise e reflexão, tentando descobrir a religião correspondente e ao mesmo tempo respondendo às questões. (ver anexo documentos elaborados para este jogo). Jogo das Religiões

Analisamos em plenário as duas grandes categorias de religiões e as respostas às questões:

A) As religiões monoteístas, chamadas assim porque têm em comum a fé num só Deus; São três, por ordem cronológica da sua formação:
- o Judaísmo;
- o Cristianismo (que compreende diversas igrejas ou confissões: a Igreja Católica Romana, as Igrejas Orientais Católicas, as Igrejas surgidas das reformas protestantes ou evangélicas e a Igreja Ortodoxa);
- o Islamismo.
B) As religiões não monoteístas, entre as quais se destacam: o Hinduísmo e o Budismo.

Fizemos uma apresentação em PowerPoint das caracteristicas de cada uma destas principais religiões, destacando os símbolos, livros sagrados, monumentos, oração, etc... (ver em anexo esta apresentação).

Terminamos este tema de braços dados em cruz com a oração que Jesus nos ensinou, “Pai Nosso”…

Actividade do Advento: Decorreu a caça ao tesouro desta vez, perante uma pista, tentamos descobrir onde estava o símbolo "o coração" que foi colocado na imagem de Maria em madeira, que representa o coração de mãe (associado-se também pela madeira à mãe natureza) o S.José neste presépio está feito numa estrutura em ferro que representa a firmeza.

Nota: Ficou por fazer nesta catequese, o que também havia sido planeado, na preparação, mas, pelas interrupções causadas por algumas situações próprias de alguns elementos deste grupo, não foi possível termos tempo útil para o fazermos, aqui ficam para meditarem:
A Palavra: proclamada da Bíblia em Jo 10, 14-16.
O encontro de Assis realizado entre os chefes religiosos presentes, a convite de João Paulo II, em que na oração pela Paz proclamaram o seguinte compromisso a que se deu o nome de “Decálogo de Assis para a Paz"
Para guardar na memória e no coração:
“A Igreja católica nada rejeita do que nessas religiões [não cristãs] existe de verdadeiro e santo (...). Anuncia e tem a obrigação de anunciar incessantemente Cristo, «caminho, a verdade e a vida» (Jo 14, 6)” (Nostra aetate, 2)
O compromisso: O que podemos fazer para sermos um Grupo mais unido entre todos nós e assim com todas as pessoas na construção da civilização do Amor (sermos cada vez mais, um grupo tal como o coração de Maria, que descobrimos na caça ao tesouro).

Próxima Catequese: Sábado, 19 de dezembro de 2009, das 16:00 às 17:30.

Sem comentários: