sábado, 2 de janeiro de 2010

Catequese nº 6 : Jesus Cristo: Luz do Mundo

Objectivos:

  • Olhar o mundo à nossa volta.
  • Reconhecer o Evangelho como luz para toda a humanidade.
  • Dar testemunho da Luz, que é Cristo.

1º Encontro: Sábado, 2 de Janeiro de 2010, das 16:00 às 17:30 (catequistas: A.Augusto, Filipe, Catarina)

Materiais utilizados: 4 computadores portáteis, imagens relacionadas com o tema, projector.

Actividades Propostas: Preparar em computador uma apresentação em forma de reportagem em que se saliente a pobreza e a riqueza.

Acolhimento: Falamos sobre as festas de natal.

Experiência Humana: Entramos no conceito de "Aldeia Global" trata-se da proximidade que as pessoas têm no mundo em que vivemos hoje, devido ao meios comunicação (rádio, televisão, jornais, Internet, etc) que fazem chegar até nós rapidamente, a informação de qualquer ponto do planeta. Realçando os dois factores associados ao mundo que nos rodeiam de Pobreza e Riqueza.
Como houve computadores portáteis trazidos maioritariamente pelos catequizamos, formamos 3 grupos cada um destes com um PC portátil, com pastas contendo imagens referentes a situações de pobreza e de riqueza. Cada grupo dividido por salas teve de seleccionar no máximo 5 imagens de cada, e preparar de uma forma criativa uma reportagem em Powerpoint, em que se foca-se a pobreza e a riqueza para apresentar como "repórteres" em plenário sendo projectadas em projector.

Alargamento/Aprofundamento: Já em Plenário confrontamos cada trabalho apresentado com situações à nossa volta realçando as diferenças entre os países pobres e ricos. Referimos que enquanto nós recebemos tudo dos nossos pais que trabalham para darem-nos alimentação, bens materiais, etc... nesses países pobres as crianças têm de trabalhar, lutar para obterem basicamente algo para comer e assim irem sobrevivendo.




Terminamos com oração espontânea e um Glória ao Pai.

Próximo encontro Sábado, dia, 9 de Janeiro de 2010 às 16:00 horas.

Sem comentários: