domingo, 26 de janeiro de 2014

Catequese nº 7: Jesus (só) de Nazaré

A Sociedade no tempo de Jesus

Objectivo do Encontro: 

1º Encontro: Sábado, 25-Jan-2014, das 16:30 às 17:30 (Catequista: A.Augusto, Sara Lopes)

Materiais Utilizados: Mapa da Palestina, Computador portátil, videoProjetor, colunas, Noticia "O papa Francisco", Powerpoint: Sobre a Palestina sociedade no tempo de Jesus".

Acolhimento: Desmontamos o presépio da nossa sala e falamos como tinha corrido a semana.

Experiência Humana (vivemos): «Nas sociedades industriais, há, quase sempre, três classes fundamentais: uma classe superior de elite: (pessoas que vivem dos rendimentos das suas propriedades fundiárias e imobiliárias, empresários e dirigentes de alto nível), uma classe média bastante numerosa de profissionais e empregados das categorias superiores, e uma classe ainda mais numerosa de operários da indústria e de trabalhadores da agricultura e do terciário com escassa qualificação.»

 A Sociedade actual poderemos dizer que está dividida em basicamente trés classes sociais: classe baixa, media e alta, nesta se distribuem milionários, ricos, pobres, marginalizados. Embora o mundo seja agora dotado de mais industria, tecnologia, meios de comunicação, pouco mudou em termos de desigualdades sociais, assim à mais de dois mil anos no tempo de Jesus existia estas mesmas desigualdades.
Apresentamos um mapa da Palestina para conhecermos o território onde Jesus passara a sua vida e passamos um powerpoint "Sobre a sociedade no tempo de Jesus" para ajudar-nos a responder às perguntas do catecismo. 
Assim que respondemos às questões e termos identificados as diversas classes sociais e os diversos grupos Politico religiosos... apresentamos uma Noticia do papa Francisco em video, onde se destaca o baptismo de uma criança de uma mãe solteira e uma criança de pais casados pelo civil...



Algumas Referências:
«Jesus viveu em uma sociedade preconceituosa, mas o seu ensinamento é contrário aos dogmas religiosos incoerentes e desviantes impostos pela elite farisaica. Se aproximava com amor e missão de resgate de indivíduos proscritos da sociedade, como por exemplo: cobradores de impostos, prostitutas, leprosos, samaritanos.
Suas ações ensinavam assim como suas palavras, curando no sábado ensinou aos fariseus que este foi feito para o homem, e não o homem feito para o sábado. Ao defender  os seus discípulos por comerem sem lavar as mãos, estava ensinando  que o que contamina o homem é o que sai da boca e não o que entra. Ao entrar em casa de publicano, ensinou que são os doentes que necessitam de médicos e não os saudáveis.»
«Na complexa sociedade em que vive, dominada pelo legalismo, perturbada por tensões ideológicas, com graves problemas sociais e sujeita à dominação estrangeira, a figura de Jesus surge como a de um homem livre que não se deixa condicionar pelos preconceitos nem pelas circunstâncias de sua sociedade»
«Era cheio de autoridade, enfrentou os poderes do mal social com coragem e verdade, os sumos sacerdotes, fariseus, Herodes e Pilatos.»

Nota: Para a próxima catequese pedimos para trazer as Bíblias.



Sem comentários: