segunda-feira, 26 de maio de 2014

Catequese nº 13: A Alegria de viver em comunidade

Objectivos:
  • Descobrir a importância da comunidade.
  • Reconhecer em Jesus o centro da comunidade cristã.
  • Ser testemunha de Cristo Ressuscitado na comunidade Cristã.
1º Encontro: Sábado, 24 de Maio 2014, às 16.30 horas, catequistas: A.Augusto, Paula Silva, Sara lopes; convidados: Srª Alda (ministra extraordinária da comunhão Leitora e Zeladora). Catequizandos presentes Luciana, Fabiana e Rita.

Materiais utilizados: Cadeiras dispostas em semi-circulo.

Actividades Propostas: Durante a catequese descobrir a importância da família e comunidade, dialogo com a convidada.

Acolhimento: Sala disposta em semi-circulo, divulgação das atividades propostas: 

Experiência Humana: Colocamos as questões: como é constituída a vossa família? Se todos os membros da família têm as mesmas responsabilidades?  Para que a vossa família viva em paz e harmonia que vos parece ser necessário?  Falamos da família porque sem ela nenhum de nós existiria. Sem família em que é transmitida a vida, a sociedade acabaria.  Para crescermos de um modo completo e equilibrado precisamos daquilo que é próprio de uma boa família, o Amor, a doação ao outro a compreensão entre todos os membros que assenta na base do dialogo. Se faltam alguns destes aspectos a família vive em crise, se vive em crise, isto manifesta-se na vida pessoal de cada membro. Ser feliz é viver dos outros e para outros. 
Neste sentido descobrimos a importância da comunidade, através da partilha do  testemunho da Sra Alda, como ministra da comunhão na distribuição da comunhão aos doentes e como Leitora e zeladora da capela de São Lázaro . Ainda a Paula falou dos Acólitos e dos outros Grupos: de Jovens, confrarias, irmandades. Os catequizandos iam apontando os nomes dos grupos que constituem a comunidade. 

Nota: Agradecemos o magnífico testemunho de vivência crista da Sr. Alda.
Próxima catequese sábado, 31 de maio de 2014 às 16h30.

Sem comentários: